O Google Ads é uma ferramenta de anúncios do Google que tem como objetivo central colocar empresas em destaque, fazendo com que os clientes tenham interesse no que está sendo exibido e, consequentemente, gerem a venda do produto e/ou serviço.
Contudo, a importância dessa plataforma vai muito além dessa venda: o Google Ads é capaz de criar um relacionamento entre organização e consumidor.
Neste artigo, destacaremos pontos fundamentais para que você possa inserir o seu anúncio no Google de maneira eficaz e que, de fato, motivem o crescimento do seu negócio. Confira!
Como o Google opera?
Os algoritmos estão rastreando as nossas atitudes dentro da web. Eles são responsáveis por nos dar retornos, em milésimos de segundos, sobre buscas que fizemos em determinado momento referente a um produto individual.
Um exemplo é quando pesquisamos por “barras de chocolate”. Os robôs do Google, chamados de crawler, spider ou Googlebot, vão descobrir as páginas que estão disponíveis na web, as quais publicaram palavras-chave relacionadas ao termo. Após isso, o mecanismo de buscas vai nos mostrar os resultados principais, sendo separados pelos pagos e orgânicos (gratuitos).
Os resultados pagos são produzidos por meio do Google Ads e os orgânicos, por outro lado, são classificados pelo próprio Google, o qual verifica os sites que possuem conteúdos mais relevantes para apresentar aos usuários da internet. Os websites que pagam para serem mostrados ficam no topo e no final da página, enquanto os gratuitos indexam-se entre eles.
Agora, você deve estar se questionando sobre a qualidade do conteúdo nos resultados pagos e se precisam ser tão bons, já que “é só pagar que o Google exibe”. O fato é que não é bem assim que as coisas funcionam.
O que é Google Ads?
De modo geral, o Google Ads é uma plataforma do Google desenvolvida para a configuração de anúncios. Ela permite apresentar anúncios nas pesquisas do mecanismo de buscas para que os usuários o acessem quando eles pesquisarem termos específicos, os quais são escolhidos pelo anunciante.
O Google Ads pode ser configurado conforme cidade, estado ou país, trabalhando com raios de quilometragem, visando o quão aquele cliente em potencial está perto ou longe do seu empreendimento. O público-alvo geralmente não é definido, já que as pesquisas estão totalmente relacionadas aos termos que o usuário está buscando, podendo atingir qualquer pessoa que procurou por aquele item em particular.
Não há quantidade de termos a serem selecionados pelo anunciante. O importante é que as palavras-chave sejam correlacionadas entre si, evitando que o anúncio apareça para temas parecidos, mas que não fazem parte do seu grupo de anúncios, ou seja, que o seu negócio não comercialize.
O conteúdo, tanto de textos, quanto de imagens, necessita ser extremamente qualificado, mesmo que a campanha esteja sendo paga pelo anunciante. Nada adianta ter um investimento alto se o anúncio não está sendo montado corretamente e seguindo as premissas que o Google Ads impõe.
Google Ads ou Google Adwords?
Antigamente, a ferramenta era denominada Google Adwords. Porém, o Google entendeu a necessidade e passou a englobar vários canais, como a rede display (GDN – Google Display Network), o YouTube e o Discover:
• Rede de display: O GDN trabalha em conjunto com o Google Adsense, sendo uma plataforma de anúncios dentro dos sites das pessoas;
• YouTube: O YouTube, no que lhe diz respeito, é um espaço no qual as empresas publicam pequenos vídeos anunciando um produto e/ou serviço, que aparecerão no começo e no decorrer de outros vídeos;
• Discover: Já o Discover aponta os anúncios baseado nos interesses do usuário de acordo com os sistemas automatizados do mecanismo de buscas.
Diferença entre Ads e Adsense
Certamente você já ouviu falar em “Ads” e “Adsense”, certo? Apesar de parecer um simples diminutivo do Google Adsense, o Google Ads possui vários tipos de serviços. Observe:
• Adsense - oferece espaço publicitário e funciona somente dentro de sites e aplicativos. Este é utilizado por criadores de conteúdos e é exclusivo para rede de display.
• Ads - engloba rede de pesquisa (textos), rede de display (banners, gráficos), YouTube (vídeos), shopping (usado pelos comerciantes).
Inclusive, ao mencionar o shopping do Google, podemos destacar que este é um caminho bastante versátil para os anunciantes. A usabilidade do mesmo é da seguinte maneira: aplica o feed para captar informações dos produtos, como URL, texto, imagem. Após, envia para o Google Merchant Center (GMC), o qual faz a vinculação entre GMC e e-commerce e, posteriormente, divulga no shopping.
Qual valor pagar em um anúncio?
Muito se pergunta sobre o quanto devemos investir para ter um retorno lucrativo nas campanhas de Google Ads. A questão é que depende do objetivo que o anunciante quer atingir.
Para anunciar na rede de pesquisa, por exemplo, o anunciante sempre paga por clique. O valor em si é debitado diretamente do saldo que a pessoa decidiu colocar na plataforma e, portanto, quando esse valor acaba, a campanha termina, podendo ser retomada com mais aplicações.
Já na rede de display, o indivíduo paga por CPM (Custo por Mil). Ou seja, o preço só é pago quando o anúncio atinge mil impressões/visualizações.
Independentemente do modelo de anúncio que melhor se adapta em uma campanha, o preço a ser desembolsado pelo empreendedor será de, no mínimo, R$ 50 por mês, sem limite para o investimento. Todavia, a campanha só terá sucesso com as estratégias certas.
Anúncio patrocinado em landing page
Landing page é o nome destinado a uma página cujo o principal objetivo é a conversão para venda ou captação de leads, portanto, precisa ter um CTA (Call to Action – chamada de ação). Essa página deve ser propícia para a experiência do usuário, fazendo com que ele chegue até a empresa de maneira rápida e fácil.
A campanha de Google Ads para landing page faz parte de uma ação em conjunto, com pré-clique e pós-clique. No primeiro caso, são analisados tópicos como segmentação, escolha de palavra-chave, copys, frequência de distribuição do anúncio, estágio do funil, configuração de plataforma e tipo de mídia. No segundo, serão trabalhados o tempo de resposta ao consumidor/lead, conteúdo da página, oferta do cliente, o que foi desenvolvido da página e se a oferta é atraente, exemplificativamente.
Por sua vez, no site “convencional”, são abordados assuntos como quem é a equipe e a história da empresa, porém, em aspectos como CTA, o website pode ser parecido com uma landing page.
Como fazer um anúncio no Google Ads?
Afinal, como criar seu anúncio do Google Ads? O primeiro passo é contatar uma agência de marketing digital especializada no segmento.
O cliente gera o briefing junto com a empresa contratada para entender a necessidade do cliente e levantar as palavras-chave que estão sendo pesquisada por meio da ferramenta do Google. Na rede de pesquisa, o anúncio é baseado na palavra-chave, sendo que, se houver diversos nomes para o mesmo produto ou serviço, a melhor prática é criar outro anúncio, com especificidades, separando grupos e textos diferentes para a mesma palavra-chave.
Posteriormente, o Google faz um leilão: o índice de qualidade determina a posição do anúncio. Este é calculado com base na performance de três elementos:
Experiência na página de destino: os motivos para que os usuários cliquem no site anunciado, como a relevância e a utilidade do mesmo;
Relevância do anúncio: o que induz o indivíduo a pesquisar pelo termo estipulado;
Taxa de cliques (CTR) desejada: qual a probabilidade do anúncio receber um clique quando for mostrado para o cliente em potencial.
Depois disso, o Google posiciona, em ordem decrescente, os melhores anúncios para a sua pesquisa.
Características do Google Ads
Visto que já averiguamos o que é e como o Google Ads atua, separamos algumas das particularidades mais relevantes sobre a plataforma para que você entenda, de uma vez por todas, as razões para que você invista em anúncios pagos para a sua empresa:
• Gera leads: é possível captar vários leads em um só dia, sendo mais propenso quando a empresa investe em analistas de Google Ads para realizar a campanha;
• Não se preocupe com o investimento: você investe um valor determinado e quando o valor acaba, o anúncio acaba junto;
• Permite vários tipos de orçamento: se for maior, aumentam as possibilidades de escalar, contudo, não impede o orçamento menor de investir e obter êxito;
• Proporciona a inserção de palavras-chave exatas - em frases (inclui o significado da palavra-chave) - e amplas - vai selecionar o que o anunciante colocou como definição e aparecer em pesquisas relacionadas. Exemplo: palavra-chave exata - manutenção de ar-condicionado; palavra-chave ampla - como consertar ar-condicionado;
• Resultados de forma rápida e, literalmente, imediatos;
• Se for e-commerce, pode receber venda direta pelo site.
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Data de publicação: 07/02/2022