Atualmente, um dos conceitos mais comentados e amplamente procurado por diversas empresas é o marketing digital. Conhecido por ajudar a divulgar os mais diversos tipos de serviços e produtos e gerar resultados surpreendentes, essa nova era do marketing engloba um conjunto de estratégias que aumentam a visibilidade do seu negócio no mundo digital.

No artigo de hoje, abordaremos o que é o marketing digital e para o que ele serve. Trabalhando há 16 anos na área, a AIDA Agency tem propriedade nesse assunto e os diversos cases de sucesso que por aqui passaram, provam isso.

Por isso, queremos também mudar o rumo do seu negócio com o marketing digital. Vamos lá? Leia mais!

Marketing digital: o que é e para o que serve?

Muito se fala sobre ele, mas poucas são as explicações eficientes sobre o que é esse conceito. De forma simplificada, o marketing digital nada mais é do que ações de marketing, ou seja, a promoção de um produto ou serviço, passada para o meio digital.

Antigamente, para divulgar um produto ou serviço, as marcas necessitavam contratar soluções físicas para isso, como por exemplo: panfletagem, outdoors, poucos segundos na programação do rádio ou até mesmo programações televisivas. Não que isso não exista atualmente, mas, com a criação da internet, o marketing passou a ser muito mais digital do que físico.

Com o acesso cada vez mais fácil ao mundo digital, a internet passou a ser um canal que atinge um número de pessoas extremamente maior. Uma publicação no Instagram, por exemplo, pode alcançar pessoas do mundo inteiro, enquanto as antigas propagandas alcançaram apenas os limites regionais.

Ou seja, se uma marca opta por não estar na internet hoje em dia, está praticamente dando um tiro no pé. É muito comum, dizer que o Google é o CPF das marcas, já que é a principal rede de pesquisa mundial e se não te acharem na plataforma, você praticamente “não existe”.

É importante ressaltar que o marketing digital engloba diversas estratégias, ferramentas e ações. Veja mais abaixo:

Quais as estratégias de marketing digital?

Como comentamos anteriormente, o marketing digital nada mais é do que ações de marketing implementadas no mundo digital e como você já deve imaginar, essas ações podem ser muitas. As estratégias podem ser diversas e com o avanço das novas tecnologias, elas estão se atualizando a todo tempo. Veja algumas das principais abaixo:

Marketing de conteúdo:

As pessoas estão sempre em busca de informações, ou seja, sempre pesquisando algo na internet. Produzir conteúdo escrito e audiovisual sobre seu produto e serviço, é uma forma de atrair cada vez mais usuários a conhecerem a sua marca e posteriormente tornarem-se seu cliente.

Quando você oferece um conteúdo de valor para o seu público, você passa a se tornar autoridade no assunto e consequentemente ganha confiança daqueles usuários. Quando você ganha confiança, automaticamente sua credibilidade cresce e seus acessos também.

Por isso o marketing de conteúdo tem o objetivo de atrair, converter e fidelizar aquele cliente, que passa não a enxergá-lo como uma empresa comum, mas como uma empresa de valor.

Essa estratégia pode ser aplicada em sites institucionais, blogs (disponíveis dentro do próprio site) e redes sociais. No marketing de conteúdo é possível aplicar técnicas que vão potencializar os acessos ao seu site e uma delas é o SEO.

SEO:

Como comentado acima, o marketing de conteúdo é muito importante na atração de leads e além de produzir conteúdo de valor, há técnicas de performance que podem ser aplicadas aos textos. O Search Engine Optimization (SEO) é uma técnica de mecanismo de busca do marketing digital, que se aplicada corretamente, ranqueia o seu site nas primeiras páginas do Google, fazendo com que mais usuários possam acessá-lo.

Existe o SEO On Page e o Off Page. O primeiro está relacionado aos fatores que podem ser otimizados dentro das páginas, como os: títulos, headings, links internos, palavras-chave, etc. Já o Off Page se refere aquilo que não é visto, mas não significa que não é importante. Como: o tempo de carregamento da página, se a mesma é segura, entre outros pontos.

O SEO é uma forma de melhorar o seu tráfego orgânico, ou seja, aquele que não necessita ser pago ao Google. Essa é uma técnica extremamente importante, pois o Google avalia todos esses e muitos outros pontos do seu site, para saber se a experiência do usuário será boa. Caso ele considere uma boa experiência, ele “recomenda” o site para o usuário nos primeiros lugares do ranking de resultados de uma pesquisa.

Ou seja, o SEO em uma linguagem simplificada é: impressionar o Google para que ele indique seu site a outras pessoas.

Mídias sociais:

As mídias sociais são um ótimo canal para interagir com o seu público e lhe oferecer um bom conteúdo. Quando se trata de mídias sociais, é possível englobar desde sites e blogs até as redes sociais.

As redes sociais, plataformas de interação e relacionamento entre pessoas, podem ser muito exploradas pelas marcas para interagir com o seu público de maneira mais descontraída e se conectar com ele, fortalecer a marca no mercado, engajar e vender. Por isso, os serviços de social media são cada vez mais contratados.

Esses profissionais realizam o planejamento do conteúdo ideal para atingir o público-alvo e conseguir os famosos leads. Esse planejamento envolve a curadoria de conteúdo, criação de um cronograma, produção do conteúdo, postagem, interação, monitoramento e análise.

Tráfego pago:

Ao contrário do SEO, que é uma estratégia orgânica, há também as estratégias de anúncios pagos. O Google Ads e o Meta Ads são plataformas de anúncios pagos, que por meio de um investimento financeiro, divulgam anúncios do seu produto ou serviço no Google, Instagram e Facebook.

Essa é uma estratégia para quem deseja conversão a curto prazo e são muito benéficas para captar leads qualificados e realizar vendas.

Leia mais sobre tráfego pago em nosso artigo disponível aqui no site.

Por que o marketing digital é importante e como utilizá-lo na sua empresa?

Como você viu, existem muitas possibilidades dentro do marketing digital e ele tem sido essencial para alavancar muitos negócios. Como comentado anteriormente, o mundo atualmente se conecta quase que exclusivamente pela internet e estar fora dela e do que realmente funciona nesse ambiente, é uma perda de possibilidades de crescimento.

Portanto, agora que você entende da relevância dessas estratégias e deseja implementá-las no seu negócio, deve confiar em profissionais que entendam e promovam as melhores soluções para trazer cada vez mais sucesso a sua empresa.

Na AIDA Agency, uma agência de marketing digital com mais de 16 anos de experiência, você recebe toda a orientação e suporte necessário para começar uma nova história no seu negócio.

Entre em contato conosco e deixe-nos traçar junto com você um caminho de sucesso.

Data de publicação: 03/08/2023