Mesmo que você não saiba exatamente o conceito de tráfego pago e Google ADS, com certeza já teve contato com eles no seu dia a dia. Estou falando sério! Sabe aquele anúncio que aparece antes dos vídeos no Youtube, os sites “patrocinados” que surgem em primeiro lugar quando você faz uma pesquisa no Google e até mesmo quando você está navegando em um site e uma propaganda aparece no cantinho da tela? São todos anúncios pagos.

Calma, parece muita informação, mas hoje vamos te explicar esses dois conceitos tão importantes no mundo do marketing digital e abordar de que forma eles ajudam a alavancar tantos negócios, inclusive o seu! Continue conosco e saia desse texto com a solução ideal para aumentar as suas vendas.

O que é tráfego pago?

Os anúncios patrocinados, ou seja, aquelas propagandas pagas pelas empresas com o objetivo do usuário clicar e ser redirecionado para o seu site, blog ou loja virtual, fazem parte do tráfego pago. Como já diz a palavra, o tráfego está relacionado com fluxo e movimentação de pessoas.

Dentro do meio virtual, essa movimentação dos usuários é muito interessante para as marcas, pois quanto mais pessoas passarem e clicarem em seu anúncio, mais chance aquela empresa tem de conquistar leads e posteriormente clientes. O tráfego pago é uma alternativa muito interessante para quem deseja alcançar rápidas conversões, afinal, sua principal função é espalhar mensagens, de modo que convença e atraia mais atenção e, consequentemente, mais vendas.

Diferente do tráfego orgânico, aquele que não necessita de investimento financeiro e tem como maior objetivo o engajamento e voltado para uma consistência a longo prazo, o tráfego pago é focado em conversão, ou seja, vendas. Além disso, ele também funciona a curto prazo e busca, assim que a campanha vai para o ar, já efetuar vendas por meio dos visitantes que começam a chegar.

Quais as diferentes formas de tráfego pago?

Antes de discutirmos sobre as diferentes formas de tráfego pago, é importante entender qual é a intenção e objetivo do cliente com aquela campanha. Muitas vezes o objetivo da empresa é divulgar a marca e ganhar visibilidade no mercado, outras vezes é conquistar mais seguidores nas redes sociais e em outros casos o foco é apenas gerar conversões.

Existe o tráfego pago de rede de pesquisa, que ocorre quando o usuário pesquisa algo no Google e o site dele aparece nas primeiras posições marcadas como “patrocinado” (isso indica que é um anúncio pago). Há também o de redes sociais, mídia display, entre outros tipos de anúncio.

Google ADS: por que essa ferramenta impacta tanto o tráfego pago?

O Google é uma rede de pesquisa mundialmente conhecida, mas muitas pessoas ainda não conhecem suas inúmeras ferramentas. O Google Ads é uma delas e atua como uma plataforma de anúncios dentro da empresa.

Essa ferramenta é como uma mina de ouro para as empresas, que podem pagar ao Google para se destacarem na internet. A plataforma é líder no ramo de anúncios e gera bilhões de dólares em receitas publicitárias.

Por meio do Google Ads, as empresas podem criar diversas campanhas e segmentar o público das mesmas, resultando em uma assertividade de resultados muito maior. Por exemplo, uma empresa de estética voltada para mulheres, necessita segmentar suas campanhas para o público feminino que tenha esse interesse.

Dentro do Google Ads é possível fazer diversos tipos de campanhas, de acordo com o seu objetivo. Existem campanhas na própria rede de pesquisa do Google, as do Youtube, em aplicativos, banners em sites, etc.

Para saber qual a ideal para o seu objetivo, o gestor de tráfego irá analisar o seu caso e a necessidade do seu negócio e aplicar a campanha certa junto com você. É importante ressaltar que não é só o dinheiro investido que garantirá o sucesso da sua campanha.

O Google faz uma análise para classificar a posição dos anúncios na plataforma. Essa classificação é chamada de Ad Rank e é medida por meio do índice de qualidade (IQ) e do lance financeiro dado.

Cada concorrente tem sua verba e alguns podem investir mais que outros. Entretanto, não adianta ter um alto valor de investimento e baixa relevância no anúncio, página de destino ruim ou não encontrada, entre outros pontos.

Como começar a aplicar tráfego pago no meu negócio?

Além do Google Ads, a segunda maior ferramenta de anúncios utilizada é o Meta Ads, que engloba anúncios pagos tanto no Facebook como no Instagram. Mas qual a melhor para o seu caso? Fique tranquilo, nós vamos te ajudar.

O primeiro passo para começar a aplicar estratégias de tráfego pago no seu negócio (e de tráfego orgânico também, mas isso é assunto para outro artigo, rs), é procurar por uma agência de marketing digital confiável e com muita experiência no ramo. Aqui na AIDA Agency, nós podemos te ajudar e encontrar a solução para expandir ainda mais a sua empresa.

Com mais de 16 anos de experiência, colecionamos inúmeros cases de sucesso, graças a essa e outras estratégias de marketing digital que aqui nós dominamos. Entre em contato conosco e divida o sonho da sua empresa com uma equipe pronta para voar junto com você.

Data de publicação: 03/08/2023