Você tem um negócio e ainda não está exibindo anúncios por meio do Google Ads? Bom, se a resposta for sim, comece a rever os seus conceitos. Se você não está se destacando no Google, é como se você não tivesse aberto a porta da sua loja física.
Ou seja: as pessoas precisam do seu produto e/ou serviço, mas, quando você não aparece no momento em que elas precisam, elas simplesmente compram com quem está aparecendo.
O seu investimento no Google Ads deveria ter sido feito ontem. Você deixou passar, então, o segundo melhor momento é hoje, pois, para amanhã, você estará perdendo ainda mais tempo e seus concorrentes já estarão à frente da sua empresa.
O fato é que sim, vale a pena investir no Google Ads e, neste artigo, nós vamos te explicar o porquê.
Como o Google Ads funciona?
O primeiro passo é identificar como o ecossistema do Google trabalha:
Usuário: quem está pesquisando;
Anunciante: a empresa que quer anunciar o produto/serviço;
Fornecedor: Google.
O Google não é uma guerra por preços. Ele analisa sua qualidade.
Sendo assim, o Google te dá uma nota, que será necessária para saber o quanto você vai pagar pelo seu anúncio e como ele será posicionado entre os outros. Ou seja, o Google Ads prioriza e recompensa anunciantes que prezam pelas boas práticas, como deixar o usuário satisfeito, o anunciante ter boa experiência com o fornecedor e, consequentemente, o fornecedor conseguir te posicionar.
De modo geral, o Google Ads está satisfeito quando:
O usuário tem uma página relevante para acessar, comprando o que ele precisa de forma rápida;
O anunciante vende, por meio de estratégias, o produto que ele queria;
O fornecedor vende seu espaço publicitário para que anunciante e o usuário possam se sentir satisfeitos com suas compras e vendas.
As campanhas criadas no Google Ads são baseadas nas palavras-chave que você selecionou como relevante, sendo que o Google traz as palavras-chave semelhantes. Quando você insere “loja de sapatos” na sua campanha e a pessoa procura “onde comprar sapatos”, por exemplo, a sua loja terá grandes chances de ser exibida.
Muitas mudanças estão sendo efetivadas no Google Ads, o que está ajudando você, que conhece nada ou o básico da ferramenta, a criar campanhas. Porém, os impactos também precisam chegar.
Como anunciar no Google Ads?
O clique é somente o começo da jornada do consumidor e acontece justamente quando o usuário procura por um produto ou serviço e, seu anúncio, que tem (ou deveria ter) toda a estrutura configurada, aparece para o usuário. Depois, seu futuro consumidor acessará seu site, identificará se ele tem um carregamento rápido, se o anúncio condiz com o que ele está buscando e, muito provavelmente, efetuará a compra, seja por meio do próprio e-commerce ou via WhatsApp, ligação ou formulário de contato (em casos de sites comuns).
Mas, antes dos seus cliques em anúncios virarem vendas, você precisa entender que o seu anúncio passara por um processo conhecido como ‘Tempo de Maturação’. Neste caso, o Google Ads analisará os textos das pesquisas que acionou o seu anúncio, entenderá os feedbacks do que as pessoas estão pesquisando, os motivos para que entrem em contato - ou não.
Vamos ao exemplo:
Se você tem uma loja de venda de sofás e o usuário procura por limpeza de sofás, certamente ele estará clicando errado, já que não é isso o que você oferece, correto? Assim, você precisa remover as palavras que não tem a ver com o seu negócio. Ao fazer isso, o seu anúncio naturalmente passará a ser exibido para pessoas mais relevantes.
Lembre-se que, se o seu anúncio estiver mal configurado, o clique não é relevante para quem pesquisou, pois o consumidor não encontrará aquilo que necessita, nem para o seu empreendimento, que ‘gastou’ um clique em virtude do seu segmento ser a venda de sofás e não limpezas dos mesmos.
Com o tempo, é possível que a sua campanha passe por outro procedimento, o denominado ‘Lances Automatizados’. Calma! Antes de você chegar nessa fase, você precisa mostrar ao Google que o seu anúncio está aceitável, eliminando qualquer detalhe que não tenha valor tanto para o anunciante, quanto para o usuário e o Google.
Para isso, a sua campanha precisa estar contextualizada de acordo com algumas exigências, como o histórico de conversões/metas, com a instalação de, no mínimo, 15 dias a partir de um volume de conversões considerado razoável em comparação aos cliques que você recebeu. O robô utiliza as metas que você configurou como conversão do seu site para ajustar o lance que você dá na sua palavra-chave e, baseado nisso, você consegue segmentar seus objetivos:
Maior volume de conversões;
Não gastar o orçamento e trazer contatos mais baratos;
Retorno de R$5,00 ou R$10,00 para cada R$1 investido (e-commerce).
Geralmente, todas as campanhas querem passar pelo Tempo de Maturação e alcançar os Lances Automatizados, já que, no segundo caso, é preciso apenas colocar o quanto você quer que a campanha gaste diariamente e incluir uma meta de custo por aquisição, sejam vendas ou leads, facilitando a sua mão de obra.
Além disso, o Google entrega um relatório, mas, se você não souber analisar, nada adiantará. E, não só isso: você precisa entender o cenário pós-clique, com ferramentas instaladas e configuradas, como Google Analytics, configurar metas com o auxílio do Google Tag Manager, fazendo uma vinculação para que a análise completa apareça no relatório.
Desta maneira, você conseguirá reconhecer se a página está adequada, se você tem chamadas à vista, se seu site tem um bom texto, se a pessoa está sendo direcionada para uma página certa e assim por diante.
Vale a pena investir no Google Ads?
O mercado precisa de algo que chamamos de “encontrabilidade”, conhecida como Presença Digital, que são os fatores que envolvem um site relevante. Ou seja, o quão importante é a procura do Google para pesquisar o que você precisa.
Existem pontos negativos de anunciar em um cenário onde tem muitas empresas já anunciando somente se você não souber aplicar as estratégias corretas. Analise os seguintes quesitos: quando você pesquisa e acha muitos resultados, você acredita que o seu anúncio não deu bons retornos? Ou ainda não tentou com um especialista da área?
Quando você tenta anunciar sozinho, pode ser que gaste muito dinheiro investindo em conhecimento para aprender como fazer. A forma automatizada e facilitada pode ser um caça-níquel, porque a estratégia precisa ser feita de forma minuciosa, na qual somente um analista de contas de Google Ads é capaz de fazer.
Ao contrário, você pode perder muito mais do que lucrar.
Muita gente acaba perdendo a fé na ferramenta por experiências negativas ou por não ter tido os resultados esperados. Porém, por pressa de querer um resultado muito rápido, acabam pulando etapas, anunciando com um site ruim, não deixando a campanha amadurecer, encerrando o teste ou fazendo muitos deles em pouco tempo.
Então, sim, vale a pena anunciar no Google Ads, porém, há riscos. Se você quiser se aventurar sozinho em um “mundo” no qual as pessoas estão preestabelecidas, você pode “jogar dinheiro fora”.
Resumidamente, o Google Ads está auxiliando as empresas, mas, se você souber certos detalhes e nuances, como colocar palavras-chaves, negativar outras, observar os lances, analisar o usuário pré-clique (palavras-chave, se estão no fim, meio ou topo funil, se o texto é atrativo, se o usuário vai clicar) e o pós-clique (para onde o usuário vai, se a página está adequada, otimizada, com carregamento rápido), por exemplo, você certamente terá muitas vantagens.
Analista de Google Ads em São Paulo
A AIDA Agency é experiente na criação de campanhas de Google Ads.
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Data de publicação: 23/06/2022